segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Superstições de casamento


Sabia que o costume das noivas taparem a cara com um véu deriva de uma superstição com milhares de anos? E que, antigamente, os convidados atiravam sapatos aos recém-casados para lhes dar sorte?
Todos sabemos que superstições são para aqueles que acreditam, mas...
Quando toca à temática do casamento e implicitamente está a noção de felicidade, há que tomar atenção ao que os nossos antepassados assumiam como verdade.
São algumas tradições, superstições ou apenas crenças, que tendemos a fazer resistir aos tempos e aos mais cépticos.

As três superstições mais legais na minha opinião:
"NOVO, VELHO, EMPRESTADO E AZUL". Diz a superstição que no dia do casamento a noiva deve usar algo novo, um velho, um emprestado e um azul. Respeitar esses quatros itens garante boa sorte ao casal.
A segunda e minha preferida, diz que a noiva deve colocar na barra interna do vestido o nome das amigas solteiras. Passar o casamento todo com eles ali, isso atrairia sorte e marido para essas amigas.
A última diz que as amigas solteiras da noiva devem assinar a sola do sapato dela antes da entrada triunfal da igreja, depois de jogar o buquê na festa, a noiva deve conferir a sola e o nome que estiver mais apagado é a próxima a se casar.

As principais superstições:

  • Para garantir muito sol no seu casamento, alguns dias antes leve ovos a alguma igreja de Santa Clara(esta eu vou fazer).
  • Jamais deixe que o noivo veja a noiva com o vestido antes do casamento.
  • Certifique-se de que os convidados jogarão arroz na saída da igreja, para dar sorte(mas vão com calma, né?).
  • Não use pérolas no casamento, dizem que elas trazem má sorte aos noivos(aff, amo pérolas, e fica lindo um par de brincos de pérola para noivinha).
  • Nunca se case numa terça-feira, nem num dia 13.
  • Mesmo que você e seu noivo já vivam juntos, passe a noite antes do casamento separados.
  • Não se case em janeiro, para não ter problemas econômicos ao longo da sua vida de casada(não caso em janeiro por que todo mundo tá de férias).

É personas, por enquanto a data escolhida é dia 13 de novembro de 2010, pois como dia 15 é feriado, fica bom para os convidados de outros estados. Porém, não está confirmado, vou rever isto, pois não me lembrava desta superstição :(
E você, acredita? Deixou de fazer algo por causa de crenças?
Related Posts with Thumbnails

Primeiro passo!

Um casamento precisa ser pensado com muita antecedência. O principal motivo para se antecipar é a contratação de serviços. Pois com tantos eventos no decorrer do ano, como, formaturas, 15 anos, entre outros, os salões lotam, os fotógrafos ficam sem agenda e resumindo: você acaba com fornecedores não tão bons. Tem alguns serviços que são contratados com mais de um ano de antecedência(tinha pensado em me casar final deste ano, mas em março tudo o que eu procurava, já tinham reservas, sem chance!).

O primeiro passo é fazer previamente uma lista de convidados. Com este número, você poderá procurar uma igreja e um salão que comporte seus familiares e amigos.

Mas neste primeiro passo, você enfrenta um grande dilema: agradar as famílias de ambos os lados. Eu já fiz uma lista prévia, inclusive coloquei os convidados da parte do meu noivo também (pedi para ele fazer isto duas vezes já, mas ele está me enrolando).

O ideal é você fazer uma lista prévia(de preferência na companhia da sua mãe) dos convidados da sua família.
Peça para o noivo fazer a listagem da família dele(na companhia da mãe).

Juntos, os noivos podem elaborar a lista dos amigos e colegas de trabalho.
Depois junte todas as listas, some os convidados e pronto, você tem uma lista para iniciar a organização do seu casamento. Claro, que até o momento da entrega dos convites, poderão acontecer cortes, ou até mesmo seja obrigado a ter, pois o número de convidados, pode ultrapassar o seu orçamento e ou planejamento.

Esta semana vou sentar com a minha mãe para vermos a lista que eu já iniciei. (vou ver se consigo que o Rafael faça o mesmo com a mãe dele).





Related Posts with Thumbnails

Sim! Vou casar.

Neste blog eu, Manuela Damasceno, geminiana e noiva do Rafael, vou dividir com vocês todo o planejamento da festa dos sonhos e tirar dúvidas com quem já casou. Sou estudante de jornalismo e me caso em novembro de 2010. Vou sempre buscar indicar atalhos aos caminhos da felicidade, evitando os contratempos da falta de informação.

Sempre sonhei em me casar com cerimônia na beira da praia, poucos convidados, tudo bem informal. Hoje eu quero um casamento com a cerimônia e recepção em uma sede com uma bela área externa(jardim), tudo formal e uma festa linda. E com o noivo em pleno acordo, a escolha é definitiva, vamos reunir a cerimônia e a recepção no mesmo local.

Noiva desde 2008, quando meu namorado me surpreendeu na virada do ano. Estávamos em SC na cidade turística de Piratuba, no momento dos fogos de artif
ício, com a rua tomada de pessoas e o céu lindamente iluminado, e fui surpreendida com uma caixa de alianças, e o meu namorado me pedindo em noivado. Foi maravilhoso.

Dentre todas as festas celebradas por uma família, nenhuma proporciona mais emoção e alegria do que a celebração de um casamento. Como mãe de todas as festas, esta ocasião continua sendo motivo de muitas expectativas alcançadas.

Então, se joguem noivinhas, noivos, madrinhas, padrinhos, amigas, mães, sogras e quem mais fizer parte desta data tão especial na vida de alguma noiva ou noivo.

Rumo ao casamento perfeito!




Related Posts with Thumbnails
 
Related Posts with Thumbnails