domingo, 11 de outubro de 2009

A história do vestido de noiva


A tradição diz que o vestido de noiva é branco. Apesar das várias tonalidades hoje em dia presentes no traje nupcial, o branco é sem dúvida a cor predominante. No entanto, não é um costume muito antigo.

Depois da queda do Império Romano, por exemplo, na corte bizantina, as noivas casavam vestidas de seda vermelha bordada a ouro. Também na Idade Média as jovens se apresentavam de vermelho bordado, como símbolo de fertilidade. Nesta época, o vestido de noiva servia para apresentar à comunidade as posses da família da jovem.

O luxo e a ostentação cresceu no Renascimento, com a ascensão da burguesia mercantil. A noiva era apresentada em veludo e brocado, exibindo o brasão da sua família.

Códigos de elegância

No final do Renascimento, as cortes católicas de Espanha estabeleceram o preto como a cor adequada para os vestidos de noiva, embora tenha sido neste período que surgiu o branco como novo padrão de elegância.

O rococó trouxe novamente o luxo, a ostentação e a exuberância aos casamentos. Os vestidos eram agora feitos em tecidos brilhantes, bordados com pedras preciosas, rendas nas mangas e decotes. As cores mais comuns eram o lilás, a cor de pêssego e o verde malva.

Com a Revolução Francesa aboliu-se a exuberância do passado, substituindo-a por um padrão mais discreto e puritano próprios das cortes inglesas, valorizando a pureza de caráter como a maior qualidade da noiva. A cor branca torna-se assim símbolo da sua inocência virginal. São introduzidos novos tecidos, como o linho ou a lã.

O Iluminismo (segunda metade do século XIX) transferiu para o branco a ideia de luz e de abundância, a soma de todas as coisas, continuando a representar a pureza e a castidade.

A atualidade do século XX

O traje nupcial acompanhou a evolução da moda, todo o sistema de alta costura que vestiu todas as princesas do século, vindo a ser divulgado pelas revistas e figurinos e posteriormente pelo cinema e pela televisão.

Os atuais vestidos de noiva vão tendo várias tonalidades e tamanhos. É frequente ver vestidos em tons de pérola, champanhe, bege ou com alguns apontamentos em encarnado, rosa ou verde. É talvez a escolha mais difícil da noiva. O importante é que se sinta mais bonita que nunca, de modo a que este dia seja um dos mais felizes da sua vida.

Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

 
Related Posts with Thumbnails