quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Origem, tradições e signos do casamento

Eu adoro saber a origem, tradições e significados das coisas que gosto. Casamento é uma delas!
O casamento é dos mais antigos rituais da humanidade. E, como todo rito de passagem, é um momento pleno de significado não só para quem está diretamente envolvido – no caso, os noivos –, mas para todo mundo que acompanha o evento: pais, parentes e amigos. Dependendo da religião e dos costumes de cada país, a tradição se desenrola segundo um cerimonial específico. Seja qual for sua crença, lembre-se de que são os rituais de passagem que dão significado à vida. O casamento é realizado em
algumas horas – mas a lembrança fica para sempre.
Desde que iniciei o processo de pesquisas e planejamento do casório, procuro ler porque “tem” que ter casadinho, por que vestido branco, para que damas e pajens, enfim, estou sempre lendo os signos do casamento. Eu vou contando para vocês aqui, os significados das tradições que apesar de tanta inovação, nunca se acabam com o tempo.
Vou iniciar com uma das grandes vedetes da festa de casamento, seja para poucos ou muitos convidados: o momento da refeição.
Um cardápio bem escolhido e uma harmonização adequada agradam ao paladar e conquistam as pessoas. E podem ser o motivo do fracasso ou do sucesso de uma recepção. Essa íntima relação entre a comida e a festa tem uma explicação. Em todas as culturas, comer carrega um forte significado. É o momento da união da família, da confraternização entre os amigos. Ao ato de partilhar bebida e comida – o comensal – é atribuída a origem da socialização, pois para obter a comida foi desenvolvida uma série de utensílios culturais diversos, talvez até a própria linguagem. Reunir a família para as refeições é um rito seguido por muitas gerações que, de certa maneira, perdeu a força por conta da vida agitada imposta pela sociedade moderna. E, nas ocasiões especiais, desfrutar com tranqüilidade, ao lado da família e dos amigos, uma saborosa refeição tem um significado ainda mais importante. A felicidade da união se mistura ao prazer proporcionado por uma boa mesa, farta, elegante e com o jeito e o gosto dos noivos, para eternizar ainda mais esse momento.
Related Posts with Thumbnails

Nenhum comentário:

 
Related Posts with Thumbnails