terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O que é luxo para você?


Extraído da Revista Vida Simples – Por Marcia Bindo:

“Aquela poderia ser mais uma manhã como outra qualquer. Eis que o sujeito desce na estação do metrô. Vestindo jeans, camiseta e boné, encosta-se próximo à entrada, tira o violino da caixa e começa a tocar com entusiasmo para a multidão que passa por ali, bem na hora do rush matinal. Mesmo assim, durante os 45 minutos que tocou, foi praticamente ignorado pelos passantes. Ninguém sabia, mas o músico era Joshua Bell, um dos maiores violinistas do mundo, executando peças musicais consagradas num instrumento raríssimo, um Stradivarius de 1713, estimado em mais de 3 milhões de dólares. Alguns dias antes Bell havia tocado no Symphony Hall de Boston, onde os melhores lugares custam a bagatela de 1000 dólares.

A experiência, gravada em vídeo, mostra homens e mulheres de andar ligeiro, copo de café na mão, celular no ouvido, crachá balançando no pescoço, indiferentes ao som do violino. A iniciativa realizada pelo jornal The Washington Post era a de lançar um debate sobre valor, contexto e arte. A conclusão: estamos acostumados a dar valor às coisas quando estão num contexto. Bell era uma obra de arte sem moldura. Um artefato de luxo sem etiqueta de grife.

Esse é um exemplo daquelas tantas situações que acontecem em nossas vidas que são únicas, singulares, e a que não damos a menor bola porque não vêm com a etiqueta de seu preço. A boa notícia é que pela primeira vez na história temos a chance eu, você e quem mais quiser de definir o que tem valor real para nós, independenteente de marcas, preços e grifes. Não é mais um luxo o que o mercado diz que você deve ter, sentir, vestir ou ser. O luxo se relativizou, cada indivíduo o percebe a seu modo. Quer ver?

Sabe quando você faz algo que lhe dá um prazer danado, mas que acontece aqui e ali, bem raramente, e que por isso mesmo traz uma sensação de felicidade que transborda só de pensar? Pois a experiência única, que evoca esse estado de espírito, é o tal luxo para chamar de seu. Ele ganhou um conceito mais flexível, que se desvincula do valor das cifras dos produtos e se aproxima das experiências subjetivas, um luxo emocional, afirma o psicanalista Jorge Forbes. Numa pesquisa rápida, descobri que, se para meu vizinho um luxo é chegar mais cedo do trabalho para cair na farra com os filhos, para a chefia é conseguir almoçar sossegado em casa e para a colega aqui ao lado é não ter hora para acordar simplesmente um luxo!”

No último sábado aconteceu o tal de luxo para chamar de meu, aquela experiência única: experimentar vestidos de noiva! A minha irmã mais velha me acompanhou e para ela também era algo novo e único. Foi a minha primeira visita, foi um luxo emocional que não tem preço. Quando subi no círculo para ver tamanho e me olhar no espelho, eu me imaginei em qualquer filme sobre noivas. Este foi o meu último luxo!



Related Posts with Thumbnails

3 comentários:

Unknown disse...

Nossa que interessante. Pior que é bem assim, nem nos damos conta de coisas tão lindas ao nosso redor!

bjs

Lu Larré disse...

Manuuuu!

Conta pra gente onde tu tá vendo teu vestido, fiquei morrendo de curiodidade.

Bj

Manu Damasceno disse...

O primeiro lugar que visitei foi a Rosamaria em NH. Vale a visita!
Mas ainda vou ir em outros estilistas.

bj, bj.

 
Related Posts with Thumbnails