terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Meu casamento: Cerimônia

Desde sempre sonhei com casamento ao ar livre. Gente, a nossa cerimônia foi linda, memorável, emocionante.
Primeiro preciso dizer que eu não tenho como agradecer ao universo todas as graças que me foram concedidas no dia 13 de novembro de 2010. O dia estava ameno, com sol, ventinho, o "palco" podia ser montado sem toldo nem nada. O Cara lá de cima nos abençoou com um dia perfeito!

Para a escolha do lugar eu só tinha uma certeza: ao ar livre. Eu adoro sol, vento, céu. Eu queria ser aeromoça. Fazer a minha maior declaração de amor perante quatro paredes estava totalmente fora de cogitação. A data tinha que ser em novembro, primavera. Nem no começo, nem no fim, dia 13 era perfeito, sempre gostei deste número. A data estava livre no primeiro espaço que visitamos, do qual eu já tinha visto fotos e adorado. Fechamos, tinha tudo para dar certo, saí de lá com uma alegria irradiante. Os valores um pouco acima do que pretendíamos, mas ser ao ar livre não era opcional, era a essência de todo o sonho, o sonho de declarar o amor a pessoa que você deseja com todas as suas forças, ao universo, de forma livre, como os pássaros na natureza.


O planejamento do casamento rendeu este blog, alguns eventos, amizades, e alguns fornecedores que eu queria que estivessem presentes comigo no grande dia. Planejamos todo o casamento, optamos então pela assessoria somente no dia, pois com todos contatos que conheci, pesquisas, queria estar 100% envolvida. E estava. Meus últimos 10 meses foram infinitas pesquisas, imagens, orçamentos, cada dúvida, para quem tinha tantas certezas, muitas ideias juntas soltas. Algumas ideias foram abandonadas pelo caminho, mas o que realmente era essencial não faltou. E duas destas pessoas queridas eram a Denise e a Lú da Eh ventus. Nem perguntei preço antes de fechar, sabe quando se tem uma energia boa? Era isso que eu queria no nosso casamento: boas energias. Quando soube então que elas conheciam o celebrante que eu queria, perfeito.

Denise e Luciane da Ehventus

Eu e o Rafael somos católicos de família, mas não praticamos. Eu sabia que padres não realizavam mais casamentos fora da igreja. Mas eu queria mesmo ter como celebrante, um senhor baixinho, que ouvi palestrar duas vezes. De voz boa, educado, simpático e com uma energia contagiante. Nem pensei em não ter o celebrante Laerte disponível no dia 13. Nos reuninos para conversarmos e realmente confirmar se a data estava livre.
O noivo precisava conhecê-lo, o noivo também gostou, fechamos. O Cara lá de cima realmente nos abençoou, estava ainda mais feliz!

Eu ainda não tinha comentado com ninguém, nem com o noivo, as duas ideias que tive para a cerimônia, pois para mim casamento é a cerimônia, depois é festa!

Ideia 1:
- Falarmos os votos um para o outro, a mãe do Rafa ler algum poema para nós, a minha irmã fazer um depoimento para os noivos e plantarmos juntos uma planta.


Porque? Acho lindo os votos, cada pessoa ama o seu parceiro por motivos diferentes, de maneiras diferentes, então por que não declarar estes sentimentos no dia do casamento? Tem dia melhor para isto?
Sempre gostei muito de poema, quando criança, lia muito e adorava escrever poemas, eles falam com a alma. A mãe do Rafa leu uma linda tradução de Manuel Bandeira.
Li
também sobre um casamento que a irmã da noiva leu um depoimento lindo para os noivos, achei um ato bonito e emocionante.
Vi uma foto de um casamento com plantinha, regador e imaginei q
ue o celebrante devesse ter falado algo sobre o ato de plantar e regar o amor e tal, achei fabuloso para uma cerimônia ao ar livre.



Ideia 2:

- Eu acredito em signos e seus significados, sou de gêmeos, eu sou uma geminiana como tal. O Rafael é sagitariano. Sou Ar e o Rafa Fogo. Lendo sobre os casamentos celtas, achei incrível a ideia de 'trocarmos' os elementos da natureza na vida a dois que iniciaríamos naquele dia.
Isto substituiria os votos. O restante totalmente igual a ideia 1.
Optamos pela ideia 2, passei para as cerimonialistas e elas junto com o Laerte montaram um cerimonial maravilhoso. A ideia da planta foi ser o 1º ato como casados, fofo. Um casal de padrinhos entraram com os elementos do ar - espada - e do fogo - uma tocha acesa (optamos pela lanterna com vela acesa). Eu falei sobre o elemento ar e a troca de energia nesta vida a dois que iniciaríamos. O Rafa leu(sim, leu, todos acharam fofo) sobre o elemento fogo.

A cerimônia foi intensa e personalizada, naquele momento tudo que eu tinha e queria era o AMOR. Pais e padrinhos participaram, os pais nos abençoaram, o depoimento da minha irmã foi puro e sincero. Com certeza os convidados também tiveram uma experiência única em suas vidas.


Teve ainda o repertório musical. Escolhemos a dedo cada música e seu momento. Tivemos um casal de voz e violão que foi sensacional, todos ainda comentam sobre eles. Tem gente até querendo fazer festinha em casa para contratá-los.hehe
O Gustavo e a Raquel foram peças fundamentais para a cerimônia ter toda a sua emoção e simbologia. O noivo entrou ao som de Heart Shaped Box de Nirvana e eu com Stand by Me de John Lennon.
Confesso que senti falta dos votos, das palavras de amor ditas um para para o outro. Achei que fosse ficar demais, tinha pensado em um casal de padrinhos trazerem um cesto com cartas de amor do decorrer do namoro e ali dentro ter as nossas cartas de amor para lermos. Mas já foi, e foi tudo lindo!

A decoração da cerimônia eu queria como de uma imagem de um casório gringo que eu tinha visto: cestos de feira com flores do campo. Pois o cenário perfeito o Cara lá de cima já tinha nos dado: céu azul, grama verde, sol, árvores...



Pequenos detalhes:


Optei pela entrada individual dos padrinhos: Primeiro um padrinho e depois a madrinha e assim por diante. As madrinhas entraram com um pequeno buquê.
Foram distribuídos leques e lenços personalizados para as convidadas. No leque o trecho musical que esteve no convite: "Quando um certo alguém desperta o sentimento, é melhor não resistir e se entregar". No tag do lenço: "Para suas lágrimas de alegria".


Os padrinhos jogaram pétalas amarelas nos noivos no momento do Beijo, ao som de Kiss Me.
Os convidados jogaram pétalas amarelas na saída dos noivos.
Related Posts with Thumbnails

10 comentários:

Jully Machado disse...

Mas que QUERIDA !
Lindo o seu casamento!!!

Parece mesmo casamento feito no exterior... ADORO a combinação do amarelo para decoração do casamento e plantar uma plantinha, tem TUDO haver com casamento!!!!

PARABÉNS!!!

LINDO DE VIVER o seu casamento!!

Beijuss

Unknown disse...

Nem preciso dizer que estou maravilhada né... deve ter sido perfeito!!!
Beijos

Gleise Oliveira (Dê) disse...

Manú, que coisa linda, como foi personalisado e autentico seu casamento...até me arrepiei! Felicidades!

Personalité Eventos disse...

Manu... Que bacana vc dividir esses detalhes do seu casamento com o mundo! Sempre indico o blog para minhas noivinhas em início de planejamento de casamento. É uma forma linda de alimentar um momento cheio de espectativas e também dúvidas.
Amei o seu texto / post de hj. Super bacana mesmo.
Beijos!

Bruna Correa disse...

Foi uma linda cerimonia!
Parabéns!

Beijos

Papos da Ani ღ disse...

eii flor
parabens pelo seu casamento! ficou tudo liindo, parece coisa de novela!

beijinhos
;*

Anônimo disse...

Incrivel seu casamento parabéns!!
mto chic!

;*

http://mystyledays.blogspot.com/

Zoe disse...

Oi Manu,
parecia que eu estava lá no seu casamento! que lidna descrição! que linda cerimônia! Vou casar daqui um ano e queria algo especial, único e nosso! Não somos religiosos, só queremos celebrar nosso amor! achei demais seu casamento! parabes!
Adorei as caixas com as flores e todos os detalhes!

Roberta disse...

Manu,
Fico encantada a cada post! Seu casamento foi demais! Tenho gostos parecidos com o seu! Tem o relato do meu casório lá no meu blog também!
www.casamentobetaeivan.blogspot.com
Passa lá depois.
Bjos e felicidades!
Roberta

Lu Larré disse...

Olá Manu.

Eu e a Denise, ficamos muito felizes por ter estado com vocês nesse dia tão especial!

Adoramos ver que todas as metas da Eh ventus, foram cumpridas!

Com carinho
Lu Larré e Denise Dutra
Eh ventus - eventus personalizados
ehventus@gmail.com
http://www.ehventus.blogspot.com

 
Related Posts with Thumbnails